Kriya Yoga

Quemsomos

O Kriya Yoga é uma prática de meditação, que não requer isolamento social ou físico e ajusta-se tanto às pessoas comuns quanto aos monges. A partir dos princípios do Karma Yoga, o Kriya Yoga ensina que toda ação – Kri – é feita pela alma que reside em seu interior – ya.

Kriya Yoga não é uma religião. É uma ferramenta poderosa para ser usada pelos que trilham o caminho espiritual e desejam acelerar seu autodesenvolvimento. Seus ensinamentos enfatizam o relacionamento entre respiração e mente, que se influenciam mutuamente. Nessa reciprocidade, reside o segredo do controle da mente: “o controle da respiração é autocontrole”.

Nenhum dos textos sagrados da Índia registra o início da antiga tradição do Kriya Yoga. Desde tempos imemoriais, essa técnica científica (com benefícios como o bem-estar, calma e equilíbrio já comprovados) vem sendo praticada por santos, profetas e sábios. Estes ensinamentos foram trazidos à era moderna pelo imortal Mahavatar Babaji Maharaj, em 1861, que os transmitiu a Lahiri Mahasaya, um pai de família indiano, que se tornou um mestre realizado. Foi trazida para o ocidente na década de 20, por Paramahamsa Yogananda, autor do livro “Autobiografia de um Iogue” e discípulo direto de Swami Shriyukteswar. Swami Shriyukteswar recebeu os ensinamentos de seu mestre Lahiri Mahasaya. Ou seja, o Kriya Yoga segue uma linhagem de mestres realizados, cujos ensinamentos são transmitidos unicamente do mestre para o discípulo.