Conheça a linhagem de Babaji Maharaj

A linhagem do Kriya Yoga, nesta era, teve início com Mahavatar Babaji Maharaj que, no século XIX, legou ao seu principal discípulo,  Lahiri Mahasaya (1828-1895),  a responsabilidade de ressuscitar essa antiga e perdida técnica de elevação espiritual. A partir daí, sem interrupção, seguiu-se uma estirpe de Mestres realizados até os dias de hoje. O atual líder espiritual dessa linhagem é Paramahamsa Prajnanananda, que preside as Organizações Internacionais Kriya Yoga, com sede em Homestead, na Flórida, Estados Unidos.

mestresKriya

Mahavatar Babaji Maharaj

1O grande avatar Babaji. Um avatar é um grande ser espiritual, além das limitações humanas. Babaji guia à distância, raramente é visto e em geral permanece invisível. Babaji apareceu um dia como um homem de cerca de vinte anos e tem hoje mais de 2000 anos de idade. Ele ainda é igual ao que vemos neste quadro.

 

Yogiraj Lahiri Baba

2Em 1861, nos Himalaias, ele recebeu de Babaji a iniciação e a orientação em Kriya Yoga. Conta a história que um dia, o chefe de Lahiri Baba decidiu transferi-lo para um escritório numa pequena cidade, aos pés dos Himalaias. Enquanto caminhava numa tarde, após sua chegada, ele encontrou Babaji. Ficou com ele por algum tempo e foi instruído nas técnicas científicas do Kriya Yoga autorizando-o a ensiná-las. Pouco tempo depois, o chefe de Lahiri Baba decidiu transferi-lo de volta para sua cidade natal. A partir de então, Lahiri Baba iniciou e guiou milhares de devotos. Por essa razão ele é visto como o pai do Kriya Yoga.

Swami Shriyukteshwar

3Um pai de família que se tornou um mestre realizado. Ele foi instruído por Lahiri Baba e fundou o conhecido Karar Ashram, em Puri, Índia. Shri Yukteswar ficou conhecido no mundo inteiro como o “leão dourado” amado Guru de Paramahamsa Yogananda. Culto e sábio guiou e incentivou seu amado filho espiritual predileto, Yogananda, a divulgar o Kriya Yoga no ocidente.

Shrimat Bhupendranath Sanyal

4O mais jovem discípulo de Lahiri Mahasaya. Foi pai de família,· com formação acadêmica superior e espiritualmente evoluído. Escreveu dezenas de livros espirituais e estabeleceu ashrams em Puri, estado de Orissa e Bhagalpur, estado de Bihar. Sanyal orientou e ministrou as kriyas elevadas ao Paramahamsa Hariharananda, enquanto morou em Puri.

Paramahamsa Yogananda

5Filho espiritual predileto de Swami Shriyukteswar. Trouxe o Kriya Yoga para o ocidente na década de 20, atendendo um desejo do imortal Babají Maharaj que o escolheu para unir os dois continentes. Autor do best-seller “Autobiografia de um Iogue”, é o monge indiano mais conhecido no mundo inteiro por seu amor e sede de Deus.

 

Swami Satyananda Giri

6Um dos mais notáveis discípulos de Swami Shriyukteshwar, e amigo de infância de Paramahamsa Yogananda. Ele foi o acharya do Ashram Ranchi Brahmacharya e presidente do Karar Ashram até seu “mahasamadhi” (última respiração consciente). Foi também mestre de Paramahamsa Hariharananda, no período em que viveu no Karar Ashram.

Paramahamsa Hariharananda

7Veio para os Estados Unidos na década de 70, quando fundou o Kriya Yoga Institute. Foi discípulo direto de Swami Shriyukteswar e Paramahamsa Yogananda. Fez seu “mahasamadhi” (última respiração consciente), em dezembro de 2002, em Miami, ao lado de seus devotos e monges amados. Deixou como sucessor seu discípulo predileto, Paramahamsa Prajnanananda. Como todos os mestres realizados, Baba – como era conhecido pelos filhos espirituais – alcançou o estado de meditação sem pulso e sem respiração conhecido como “nirvikalpa samadhi”.

Paramahamsa Prajnanananda

8

Sucessor de Paramahamsa Hariharananda treinado e preparado pessoalmente por seu mestre durante 22 anos para manter acesa a chama dos ensinamentos do Kriya Yoga. Professor de economia, escritor, radiante em sua brilhante sabedoria, sempre jovial e satisfeito com o sacrifício abnegado da vida silenciosa e reclusa de um monge, Paramahamsa Prajnanananda tem viajado incessantemente ao redor do mundo para divulgar a mensagem do Kriya Yoga a todos os que buscam a liberação. Ele criou o “Hariharananda Balashram”, um internato-escola para crianças pobres e órfãs, em Arua, próximo a Pattamundai, a sua cidade natal. É presidente das Organizações Internacionais Kriya Yoga, e sempre que pode vem visitar seus filhos espirituais do Brasil, deixando sempre sua mensagem de amor por onde passa.