Holi, festival de cores

O festival Phagwah, ou mais conhecido como Holi, o festival de cores, é uma das celebrações hindus mais populares comemoradas desde os tempos antigos.

Este evento dura dois dias, dá entrada à Primavera, também associado ao amor duradouro entre Senhor Krishna e Radha. Dizendo adeus ao Inverno (triunfo do bem sobre o mal), a primavera também simboliza o amor e, portanto, neste dia, todos são iguais, independentemente da idade ou das classes sociais.

Há aqueles que celebram por vários dias visitando amigos e familiares, mas para começar a celebração você tem que acender uma fogueira com a imagem da Holika dentro.

Na rua, adultos, crianças, pessoas ricas, pobres, todas lançam pós coloridos e água entre si, simbolizando as cores florais que a Primavera trará.

Image

Uma das lendas diz que um rei malvado, Hiranyakashipu, queria que todos o idolatrassem como deus, mas seu filho Prahlad se recusou a fazê-lo porque era fiel devoto do Senhor Vishnu. Holika, a irmã do rei Hiranyakashipu, aconselhou seu irmão dizendo que a única maneira de acabar com o problema era matando Prahlad. Então o rei desafiou seu filho a entrar nas chamas com sua tia Holika (que acreditava ser imune ao fogo) e Prahlad aceitou o desafio e rezou para o Senhor Vishnu para mantê-lo seguro. Quando eles entraram no fogo, todos ficaram surpresos ao ver que a irmã do rei Holika foi consumida pelas chamas até a morte enquanto Prahlad permanecia ileso sem nenhuma marca no corpo. Assim, Vishnu pôs fim à imortalidade do rei Hiranyakashipu e sua irmã, Holika, antes de morrer, implorou por perdão, então decretou que ela seria lembrada todos os anos em Holi, através de uma fogueira. Foi assim que surgiu esta festa, que celebra o Senhor Vishnu e a chegada da Primavera.

balashram2

Este ano, a celebração cai quinta e sexta-feira, um e dois de março, um dia para lembrar a vitória do bem sobre o mal. Dia em que a mente permanece ausente de julgamento, onde a igualdade reina nas ruas, um exemplo de como viver o ano inteiro, esquecendo as diferenças das aparências e permanecendo atento a essência das pessoas, confiando plenamente na Divindade como Prahlad fez com o Senhor Vishnu.

Image (2)

Toda manhã é uma Primavera, o Inverno de ontem foi deixado para trás.

 

 Fotos: Celebração Holi em Balashram em 2010